Loading…

Blog | Eat at a Local's

Comida Genuína • Anfitriões Locais • Experiências Autênticas

As festas de São João no Porto | Portugal

Se o Santo António é o santo mais popular de Lisboa, no Porto as honras são inteiramente dadas a São João. As festas começam logo no início do mês de junho com a preparação das Cascatas de São João, um concurso aberto ao público em geral e uma tradição que já remonta a 1869, que consiste na criação de estruturas feitas de várias figuras em miniatura, dedicadas a episódios da vida de São João. As cascatas ficam em exposição um pouco por toda a cidade até ao final do mês.

Durante o mês de junho é ainda possível assistir a vários concertos e dançar ao som das músicas populares que animam os vários bailaricos, que acontecem um pouco por toda a cidade. No dia 22 de junho realizam-se as tradicionais e habituais marchas populares da cidade chamadas “Rusgas”. Cada freguesia do Porto desfila neste dia na Avenida dos Aliados, a partir das 18h, vestida a rigor ao som de hinos originais por si compostos que falam de costumes da cidade. No final da noite é declarado um vencedor.

Na noite de 23 de junho, tem lugar a grande festa de São João. As ruas do Porto enchem-se de milhares pessoas que se juntam para celebrar São João, que apesar de não ser o santo padroeiro oficial da cidade (esse lugar cabe à Nossa Senhora da Vandoma), é sem dúvida o mais popular. Os pratos que não podem faltar no jantar dessa noite são as tradicionais sardinhas, os pimentos grelhados, o caldo verde e as bifanas no pão, acompanhados por cerveja ou vinho.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por OportoShare PT (@oportoshare) a

O fogo de artifício, lançado a partir da belíssima Ponte Dom Luiz I e de outros pontos ao longo do rio Douro, é um dos grandes destaques desta noite, a que se segue uma lenta caminhada (com muitas distrações pelo caminho) desde a Ribeira até à Foz. Durante a noite realizam-se ainda vários concertos e bailaricos por toda a cidade.

E se quiser mesmo fazer parte da celebração, não se esqueça de levar consigo um martelinho de plástico, item essencial nesta noite no Porto, para que possa martelar a cabeça de quem se vai cruzando por si no caminho!

Deixe uma resposta