Loading…

Blog | Eat at a Local's

Comida Genuína • Anfitriões Locais • Experiências Autênticas

Conheça os nossos Anfitriões | Nuno Bárbara, refeições feitas com paixão por um Chef profissional

A paixão pela cozinha por parte de Nuno Bárbara, de 34 anos, originário de Lagos, no Algarve, é evidente a todos os que entram em contacto com ele. De espirito aberto, conversa fácil e uma capacidade única de fazer os seus convidados sentirem-se como velhos amigos, Nuno é um dos anfitriões mais entusiastas do Eat at a Local’s.

Esta paixão pela gastronomia começou com a avó, “doméstica à maneira, como antigamente”, sob os cuidados de quem passou a infância. Foi com a avó que aprendeu a fazer tudo, até a costurar. Diz com orgulho que ganha à namorada em qualquer tarefa doméstica que leve a cabo. Da cozinha da sua avó lembra-se do “cheiro a velho” que hoje tanto o fascina e o leva de volta à sua infância. Tem ainda presentes vívidas recordações dessa altura, como por exemplo a de escamar um peixe com um instrumento tradicional de madeira que se assemelhava a uma raquete de ténis com pregos espetados, ou de fazer caldo verde nas máquinas que existiam para o efeito na altura.

Por ser algarvio diz que é quase “obrigatório” ter noções na área da hotelaria, uma das principais atividades económicas da região, pelo que o seu caminho profissional ligado à restauração e ao turismo se tornou de certa forma quase inevitável. Formado em Gestão de Alimentação e Bebidas pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, iniciou quase de imediato a sua carreira na área da restauração. Após o curso ajudou a gerir 2 bares conhecidos em Lagos, de onde saiu em 2012 rumo a Londres, para trabalhar na cozinha e na gestão de alguns dos melhores restaurantes fine dining asiáticos.

Por lá ficou 5 anos, apesar de passados apenas 2 anos ter começado a sentir a necessidade de mudar algo na sua vida. A constante e intensa pressão sentida a nível profisisonal, e a “falta de humanidade” no trato com os colaboradores, fez com que decidisse voltar para Lagos, as suas origens. Regressou para voltar a encontrar-se consigo mesmo na companhia da sua família e amigos, a quem é muito ligado, e para contribuir de forma positiva no desenvolvimento da sua terra-mãe.

Apesar da sua ocupação profissional principal estar neste momento afastada da área da gastronomia (gere uma empresa de manutenção de piscinas), consegue complementá-la com a prestação de serviços como chef privado para estrangeiros residentes em Lagos.

O Eat at a Local’s surgiu na sua vida através de uma publicação no Facebook. O interesse foi imediato. A possibilidade de dar a conhecer a cultura portuguesa a quem não a conhece ou a quer conhecer melhor, e de proporcionar uma partilha de vida, experiências e histórias foram as grandes motivações para se inscrever como anfitrião.

À pergunta “há algum prato que gostes de cozinhar em especial?”, hesita na resposta, tentando lembrar-se de um em particular. Responde finalmente “Algarve é peixe”, pelo que o marisco e o peixe teriam de ser alguns dos pratos que mais gosta de cozinhar. Algo evidente através da deliciosa refeição que ofereceu à equipa do Eat at a Local’s que o visitou recentemente: como entradas, um patê de atum marcado por sabores frescos e intensos, servido em folhas de endívia estaladiças e frescas e os típicos carapaus alimados; como prato principal um aromático bacalhau com broa e para sobremesa o típico Folar de Olhão e alguns doces finos tão típicos da região algarvia.

Aos seus futuros convidados espera transmitir-lhes o à vontade e prazer que sente ao conhecer novas pessoas, ensinar-lhes alguns truques e receitas da gastronomia portuguesa envolvendo-os na confeção da refeição, e fazer com que saiam de sua casa de barriga e alma cheias.

Fique atento às próximas experiências organizadas pelo Nuno. Fica aqui o selo de garantia Eat at a Local’s de que será com certeza uma experiência inesquecível!

Deixe uma resposta