Loading…

Blog | Eat at a Local's

Comida Genuína • Anfitriões Locais • Experiências Autênticas

12 de junho: A noite do Santo António em Lisboa

Aqui no Eat at a Local’s podemos afirmar que dificilmente existirá povoação ou cidade que não festeje algum tipo de festas dedicadas a um determinado santo, em Portugal, durante o mês de junho.

Seja o Santo António, São Pedro ou São João: existirá sempre uma noite especial de celebração em que a população se junta na rua para várias horas de muita festa, acompanhada por vários pratos típicos, bebida e música popular.

Santo António, o santo padroeiro de Lisboa, é celebrado na capital de 12 para 13 de junho. A cidade decora-se a rigor, com bandeirolas e vários enfeites coloridos pendurados nas janelas e fachadas dos prédios, e na rua sente-se o cheirinho a grelhados no carvão, sejam eles de bifanas ou as famosas sardinhas fresquinhas, comidas no pão ou no prato. Para matar a sede não faltam barraquinhas de cerveja espalhadas por todo o lado, e para alegrar ainda mais os ânimos, palcos onde vários artistas tocam alguns dos maiores êxitos da música popular portuguesa. Independentemente dos habituais gostos musicais, não há quem resista a dar um pezinho de dança, seja sozinho, seja agarrado a quem esteja mais “à mão”. A tradição manda ainda que se leve para casa um vaso de manjerico com um pequeno verso popular, vendido nas ruas da cidade.

Festas de Santo António

Foto de Ricardo – Flickr

Mas a celebração não passa só pela música, comida e bebida. Durante o dia, realizam-se os famosos Casamentos de Santo António. Todos os anos, no mesmo dia, 16 casais têm a oportunidade de celebrar o seu casamento gratuitamente na Sé de Lisboa (no caso dos casamentos religiosos) ou nos Paços do Concelho (no caso dos casamentos civis). Cada casal tem direito a convidar 20 pessoas para participarem nas celebrações, quer do casamento, quer do copo de água que se realiza na Estufa Fria. Para se poderem candidatar, pelo menos um dos noivos tem de ser residente em Lisboa. Originalmente esta iniciativa, lançada em 1958, tinha como objetivo ajudar casais com dificuldades financeiras a contrair matrimónio. Os casamentos de Santo António são emitidos em direto através da televisão pública portuguesa.

Nesse mesmo dia realiza-se ainda o grande desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, no centro de Lisboa. Durante vários meses, cada bairro tradicional de Lisboa compõe o seu “hino”, ensaia a sua marcha e veste-se a rigor com trajes temáticos para a grande noite de 12 de junho. A avenida enche-se de pessoas locais e turistas que assistem com entusiasmo a esta grande festa. No final é anunciado o bairro vencedor das Marchas Populares desse ano.

Já teve oportunidade de celebrar o Santo António em Lisboa? Conte-nos como foi a sua noite nos comentários abaixo!

Foto de capa: Mikel DLM Fotografía – Pixabay

Deixe uma resposta